quinta-feira, 26 de abril de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Um desabafo do apóstolo

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Gálatas (3) - A nova condição do salvo
Leitura diária: Gálatas 4. 15-20
Leitura da Bíblia em um ano: 2Samuel, capítulos 13, 14 e 15

Diante dessas evidências que ele apresenta com tanta objetividade, o apóstolo passa agora a desabafar. Algo assim como, sentindo que já teria escrito tudo o que racionalmente poderia ser dito a respeito da obra que ali realizara, resolve então apelar para uma palavra mais agressiva ou questionadora:

"Onde está pois aquela vossa santificação?... - Ou seja, vocês procediam com tanta lisura e sinceridade para comigo quando eu estava ai entre vocês e agora, parece, mudaram totalmente a maneira de pensar a meu respeito? "Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, teríeis arrancado os vossos olhos, e mos terieis dado... - Sim, naquele primeiro momento, vocês demonstraram tanto amor para comigo a ponto de, se possível fora, vocês tirariam os seus olhos e os doariam para mim!... - Onde muitos comentaristas acham que o "espinho da carne" de Paulo seria uma doença nos olhos, ou mesmo que a pedrada tivesse afetado a sua visão com uma ferida local. "Tornei-me acaso vosso inimigo porque vos disse a verdade?... - Por certo, vocês estão zangados comigo porque lhes chamei a atenção naquilo que estão procedendo erradamente? "Eles vos procuram zelosamente não com bons motivos... - Cuidado com os judaizantes. Eles se acercam de vocês ameaçando excluí-los, mas na verdade o que estão querendo é que se voltem para eles com suas leis e regras.

"No que é bom, é bom serdes sempre procurados... - Lógico, naquilo em que vocês procedem bem, é bom que sejam procurados por eles, pois terão oportunidade de comprovar a fé, mas naquilo em que porventura estejam falhando, não, pois aí poderão ser enganados. E demonstrando mais uma vez seu amor e surpresa por eles, finaliza em Gl 4.19,20:

"Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós, eu bem quisera estar presente convosco agora, e mudar o tom da minha voz, porque estou perplexo a vosso respeito."

Oração para o dia:
Prepara-me, Senhor, para não me deixar levar por grupos separatistas, dentro de tua igreja, fazendo-me um defensor de tuas doutrinas e apelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário