sexta-feira, 20 de abril de 2012

MEDITACOES DIARIAS - SEXTA FEIRA - Uma explicação necessária

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Gálatas (2) - A impotência da lei

Leitura diária:
Gálatas 3.18-21
Leitura da Bíblia em um ano: 1Samuel, capítulos 29, 30 e 31

A argumentação do apóstolo é tão contundente contra a eficácia da lei para a salvação, que ele, como que se colocando no lugar dos judeus, tão ciosos que são de suas tradições e rezas, resolve então, dar-lhes um argumento explicativo a mais, a fim de que entendessem que a lei teve e tem o seu valor: "Logo, para que é a lei? - é a pergunta que ele faz como se estivesse no lugar deles. "Para nada mais presta? Teve algum papel importante?...
"Ela foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente, a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador". Gl 3.
Sim, o papel da lei foi justamente para que o ser humano, crente, ciente da promessa que lhe foi dada, pautasse a sua vida dentro de um padrão social, moral e cultural, que honrasse e dignificasse a promessa recebida. Era como se estivesse indagando: "Se somos titulares de uma bênção tão especial e significativa (a salvação eterna em Cristo), não podemos viver os nossos dias de forma desregrada e em desacordo com o plano de Deus para a sua criatura?

O problema para o judeu é que pela tradição ele acabou superestimando a lei ao mesmo tempo que subestimava a graça. Jesus Cristo nos dá um exemplo disto na parábola do fariseu e do publicano. O Mestre conta que enquanto o fariseu se vangloriava em sua oração de suas ações e atitudes, corretas e sempre em cumprimento à lei, o publicano, "sem sequer erguer os seus olhos", pois não se sentia justo diantge do Pai, apenas rogava, "Pai, tem piedade de mim, pecador".

Ao encerrar esta parábola, o Senhor exclamou: "Eu vos digo que este homem [o publicano] saiu do templo justificado", enquanto a oração do legalista e preconceituoso fariseu não subiu aos céus, feita que foi com base apenas na sua obediência à lei, deseoso de por este caminho alcançar a benesse celestial, sem em algum momento, humildemente, lembrar-se de que mesmo falhando aqui e ali a graça de Deus lhe poderia ser concedida pela fé na promessa.

Oração para o dia:
Prepara-me, Senhor, para buscar sempre seguir a tua lei, mas que não o faça por orgulho ou vaidade, apenas, mas sim por que creio nas tuas promessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário