Você já ouviu falar sobre a Síndrome de Naamã? Você já deve ter escutado muitas vezes falar em síndrome. Síndrome de Down, de Asperger, de Estocolmo, de Marfan, de Parkinson, de Peter Pan, de Tourette, entre outras. Mas você sabe o que é uma síndrome?
Síndrome é um conjunto de sinais e sintomas que caracterizam uma doença ou condição de saúde, ou seja, as características que definem um tipo de doença e a diferenciam de outras.
O que seria então essa tal Síndrome de Naamã? Na Bíblia Sagrada ficamos sabendo quem era Naamã: “Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu Senhor, e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso” (2 Reis 5.1). Até aqui a única enfermidade em Naamã que a Bíblia nos registra é a lepra: “herói valoroso, porém leproso”.
Como poderemos diagnosticar a síndrome de Naamã? Tudo começou em sua casa, quando “...saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra” (2 Reis 5.2-3).
Naamã fez exatamente como a menina havia dito a sua senhora. Foi ter com Eliseu para ver se ficaria curado da lepra. Logo percebemos que Naamã além de leproso, sofria de uma outra síndrome, que decidimos chamar de Síndrome de Naamã. Os primeiros sintomas desta doença foram diagnosticados nele.
Quando Naamã recebeu as orientações espirituais para que fosse curado de sua lepra, e percebeu que elas não vieram através da pessoa que ele esperava e no formato que ele achava, logo tornou evidentes os sintomas: “Porém, Naamã muito se indignou (indignação), e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo (solilóquio – o hábito de falar sozinho): Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso (frustração)” (2 Reis 5.11).
As coisas não foram do jeito que ele esperava, e nem tão pouco através da pessoa que ele queria que fosse. Pronto! Lá está ela, evidente; Síndrome de Naamã. Se a lepra, ou hanseníase, que é uma doença infecciosa que afeta a pele e nervos periféricos, hoje tem tratamento mais que adequado, por outro lado, a Síndrome de Naamã está em franco crescimento. Tem muita gente sofrendo desse mal. Morrendo espiritualmente a cada dia, pois não conseguem aceitar que as coisas de Deus são do jeito dele e não do nosso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário