As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Gálatas (2) - A impotência da lei
Leitura diária: Gálatas 3.25-29
Leitura da Bíblia em um ano: João, capítulos 8 a 12
Paulo vai encerrar o capítulo e a contestação. Ou seja, ele vai passar para outro aspecto da graça salvadora de Cristo, em detrimento da lei judaica. Ele vai começar no capítulo seguinte a expor o resultado na vida do crente da aceitação da graça de Deus em contraposição ao tipo de vida que tinha antes, opresso e tenso pelos ditames da lei.
Para isto, ele resolve arrematar a questão da promessa sobrepondo-se à lei, com alguns argumentos mais conclusivos ainda: Primeiro, a lei agora é dispensável para a salvação. Ela não nos domina mais, pois a graça já se manifestou:
"Mas depois que veio a fé, já não estamos debaixo do aio". Gl 3.25.
Segundo, todos os homens e mulheres, judeus ou gentios, livres ou servos, podem desfrutar desta bênção:
"Pois todos sois filhos de Deus, pela fé em Jesus Cristo." Gl 3.26
Terceiro, esta promessa se consolidou, quando o homem judeu ou gentio se converteu ao Messias, o ungido do Senhor, o seu Filho encarnado - Gl 3.27: "Porque todos quando fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo". Para então, num argumento final e conclusivo, escrever como se estivesse exclamando em alta voz:
"Não há judeu nem grego, não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em CristoJesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa." Gl 3.28,29
Ou seja, somos todos um, em Cristo Jesus! Glória ao Senhor!
Oração para o dia: Prepara-me, Senhor, para desfrutar desta bênção de ser herdeiro da salvação, herdeiro da fé, herdeiro da graça, co-herdeiro com Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário