segunda-feira, 30 de abril de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma afirmação convincente

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Gálatas (4) - A verdadeira liberdade cristã


Leitura diária:
Gálatas 5.1-6
Leitura da Bíblia em um ano: 2Samuel, capítulos 22, 23 e 24

O que ele, Paulo, estava ensinando aos gálatas e por extensão a nós é que se quisermos viver longe da vida de pecado, não andemos buscando cumprir programas, regulamentos, regras, “isto posso, aquilo não posso”, a lei, enfim, mas vivamos guiados pelo Espírito de tal forma que não precisaremos nos preocupar com tais itens, porque simplesmente o Senhor nos guia e nos faz evitar o pecado.

Daí a palavra tão categórica dele quanto à validez nenhuma da circuncisão
para a salvação: “... se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos adiantará”, para completar com mais ênfase ainda sobre o fracasso da lei diante da graça de Cristo: “Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei..” A crescenta ainda: "da graça decaistes", isto é, aqueles que assim procediam, deixavam o estado de liberdade em Cristo, para voltarem à escravidão da lei.

O que Paulo estava querendo ensinar aos crentes na Galácia, especialmente aos crentes egressos do judaísmo é que com a conversão a Cristo, eles haviam deixado a escravidão do ritualismo e do sacrifício para abraçarem a liberdade do evangelho e da salvação em Cristo. Não há comparação entre esses dois estados: perdido ou salvo, morto ou vivo, inferno ou céu.
O versículo com que o apóstolo abre o capítulo é fundamental para este
entendimento:

"Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente ao jugo de escravidão." Gl 5.1

Assim deve o crente viver em observância àquilo que a lei de Deus aponta
como bom, correto, adequado, simplesmente, porque sendo um cidadão dos céus deva viver esta vida com santidade, justiça e benignidade para com o próximo, sem que isto represente para ele, estar buscando a salvação eterna, pois esta, só é alcançada, pela graça de Cristo, pela fé no poder remidor do Senhor, Deus e Pai de todos nós.

Oração para o dia:
Prepara-me, Senhor, para viver os meus dias de acordo com o teu querer, não para assim, adquirir a salvação, mas apenas para retribuir a graça que me deu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário