As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Gálatas (3) - A nova condição do salvo
Leitura diária: Gálatas 4.29-31
Leitura da Bíblia em um ano: João, capítulos 13 a 17
Continuando no mesmo tema, o apóstolo encerra o capítulo confirmando tudo aquilo que procurou demonstrar em sua alegoria, com duas declarações e uma citação do Antigo Testamento A citação é de Gênesis 21.10-12:
"Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre"
Embora a palavra acima expresse a vontade de Sara, era essa também a
ordem divina. Tanto que Abraão se condoeu por Ismael e Agar, e o próprio
Senhor vem e confirma a determinação, embora consolando-o quanto à perda do filho da escrava. A verdade então que Paulo transmite aos crentes judaizantes é que desde aquela época da história do povo de Deus, essa luta se deu, entre os filhos de Sara e os filhos de Agar, os filhos da promessa e os filhos da carne, os filhos da lei e os filhos da graça:
"Mas como naquele tempo o que nasceu segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim é também agora." Gl 4.29
Ou seja, o que acontecia entre os crentes convertidos do judaismo ao
cristianismo na Galácia, ocorreria, como ocorreu em outras regiões onde a nova do Evangelho chegou. A liberdade cristã contrariava o espírito legalista e formal dos ortodoxos, que não aceitavam que os ritos da lei deixassem de ser observados. Dizem alguns comentaristas que isto se tornou tão evidente, que houve necessidade no plano de Deus, que alguém escrevesse uma carta inspirada por Deus mesmo, a Epístola aos Hebreus, a fim de por um ponto final na discussão. Paulo coloca este ponto final aqui, quando exclama e escreve:
"Pelo que, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre". Gl 4.31
Oração para o dia: Prepara-me, Senhor, para viver o teu Evangelho sem a opressão de regras ou normas, mas sim, pelo prazer que me dá em seguir a tua vontade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário