As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Gálatas (3) - A nova condição do salvo
Leitura diária: Gálatas 4.21-25
Leitura da Bíblia em um ano: 2Samuel, capítulos 16, 17 e 18
O grupo deveria ser bem identificado como judeus, judaizantes, mesmo. Com isto queremos dizer, que, não somente eram judeus de nascimento, mas seriam judeus que desejavam trazer outros ao judaismo, prelo proselitismo em que viviam. Isto até se terem encontrado com Cristo. Por isso mesmo, o apóstolo vai voltar às comparações. Agora não mais com Abraão e Moisés, mas com Sara e Agar.
"Dizei-me, os que quereis estar debaixo da lei,não ouvis vós a lei? - Por certo, Paulo estava querendo chamá-los ao raciocínio de forma bem objetiva. Vocês ainda querem estar vivendo debaixo da lei? Pois bem, eu vou mostrar-vos o erro em que estão incorrendo;
"Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. - Este era um argumento muito precioso para o judaismo, pois fazia a distinção marcante do povo de Deus desde os tempos patriarcais; a família descendente de Isaque, eles, o povo da promessa, e a família descendente de Ismael, os árabes, para eles, malditos para sempre;
"Todavia o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas o que era da livre, por promessa. - E aí, ele apresenta a diferença que deveria ser observada por eles. Se eles se sabiam filhos da linhagem de Abraão com Sara, eles eram os filhos da promessa e não os filhos da carne, no sentido espiritual do nascimento "impossível" humanamente falando de Isaque, um verdadeiro milagre prometido por Deus, enquanto o de Ismael foi natural e carnal apenas.
Então, diante disto, o apóstolo complementa mostrando a diferença que eles deveriam observar e aceitar. O pacto para o nascimento de Isaque foi feito pelo Pai com Abraão, porquanto os seus descendentes seriam para sempre, filhos da promessa:
"O que se entende por alegoria: pois essas mulheres são dois pactos, um do Monte Sinai, que dá à luz, filhos para a servidão, e que é Agar." Gl 4.25
Oração para o dia: Prepara-me, Senhor, para crer nas tuas promessas mesmo que pareçam distantes e remotas, pois tu nunca falhas e sempre me responde.
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