As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (1) - A doutrina da salvação
Leitura diária: Efésios 2.8-13
Leitura da Bíblia em um ano: 2Reis, capítulos 9, 10 e 11
O capítulo 2 contém textos de grande esplendor teológico e que nos devem servir de paradigmas para a vida em meio à sociedade em que vivemos presentemente. Logo depois do texto que abordamos ontem surge um versículo de grande beleza e propriedade teológica:
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie”. Ef 2.8,9
Diante deste quadro, ele vai lembrar que antes da conversão todos estávamos perdidos, separados do amor de Deus pelo domínio do pecado em nosso viver. Ele usa a expressão que "estávamos longe sem Cristo", mas agora, quando a conversão nos alcançou, "pelo sangue de Cristo chegamos perto".
Esta sua referência nesta carta, abrangia tanto aos crentes gentios como aos crentes judeus, que antes tais como os demais, estavam distanciados da salvação pela graça, em virtude de sua submissão aos ritos da lei. Isto fazia com que estes se dedicassem a realizar obras meritórias com o fim de através delas, alcançarem a salvação em função dos seus próprios méritos.
Em razão desta distinção que faz, sobre o valor superior da graça em comparação à lei, Paulo talvez pense que com isto, ele poderia estar levando os novos crentes a desprezarem as boas obras em seu viver. Ele vai realçar então, no versículo abaixo, que a salvação deve levar os crentes a uma vida de boas obras, como resultante dela e não como condicionante para ela. É quando declara que estas boas obras, foram previstas pelo Pai, em seu plano redentor:
"Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas." Ef 2.10
Assim, quando eu ou você nos dedicamos às boas obras, estamos apenas fazendo aquilo que o Senhor desejou desde o princípio do mundo para a sua
criatura.
Oração para o dia: Molda-me, Senhor, para ter uma vida solidária e comunicativa com os que me cercam. Que, pelo meu agir, eu possa levar aos outros o amor de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário