As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (2) - A paixão de um missionário
Leitura diária: Efésios 3.20-21
Leitura da Bíblia em um ano: Atos dos Apóstolos, capítulos 7 a 11
Encerrando a sua oração, o apóstolo vai fazê-lo com uma palavra de ação de graças. Sendo este capítulo aquele em que Paulo manifesta de forma bem clara sua paixão pelo ministério missionário, e especialmente, pelas ovelhas que a cada dia ia angariando para o rebanho do Senhor, nada mais natural do que encerrar a sua oração pastoral com uma manifestação de gratidão, louvor e adoração ao Pai que tornou tudo isto possível para ele. Ele o faz então com um texto de grande beleza de linguagem e de maior ainda conteúdo teológico no versículo 20:
"Ora, aquele que é poderoso para fazer tudo mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera."
Embora agradecendo o apóstolo não pode deixar de reconhecer a bondade e a misericórdia deste Deus que nos dá muito mais acima daquilo que imaginamos ou pedimos, não segundo o nosso querer ou pensamento, mas segundo o seu propósito para a nossa vida. Quando ele se expressa dizendo que isto acontece "segundo o poder que em nós opera", ele está se referindo exatamente a isto.
Muitas vezes o crente não alcança o que pretende, porque está orando por algo que é fruto de sua única e exclusiva vontade, e não da submissão ao propósito de Deus para a sua vida, quando então, os objetivos serão alcançados porque o seu poder vai se operar em nós. Mas ele não para aí. Complementa ainda, acrescentando algo de sublime reverência e submissão:
"... a esse[Senhor Deus], seja glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém. " Ef 3.21
Sem dúvida, diante de tanta manifestação do amor do Pai, nada melhor do que glorificá-lo com a nossa melhor expressão de paz e de alegria.
Oração para o dia: Molda-me, Senhor, para que possa com o teu poder, realizar o propósito que tens para o meu viver, tornando-me útil ao teu reino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário