domingo, 13 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A paz de Cristo: O selo da unidade

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (1) - A doutrina da salvação

Leitura diária: Efésios 2.14-22
Leitura da Bíblia em um ano: Atos dos Apóstolos, capítulos 2 a 6

O texto que se segue é riquíssimo. Uma das páginas mais objetivas e esclarecedoras sobre a unidade do corpo de Cristo, a sua igreja que se constituiria a partir dele, com povos representativos de todas as tribos e nações do mundo. Paulo começa mostrando a unidade que deveria existir a partir de então entre os crentes judeus e os crentes gentios em Éfeso, ou seja, aqueles nascidos em quaisquer outras regiões ou raças do mundo de então:

"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade." Ef 2.14

Sim, a morte de Cristo no Calvário, é o sêlo que celebra a paz entre todos os povos. A "inimizade" que poderia existir foi inteiramente desfeita, pois sua morte não ocorreu apenas pelos judeus ou para os judeus, mas para todos os homens em qualquer parte do mundo e em qualquer época.

Os judeus crentes tinham dificuldade em entender isto. Eles, pela formação, cultura e religião que receberam e recebiam, eram educados sempre com uma visão egoísta e vaidosa de que o judeu era privilegiado, diferenciado diante dos demais povos, pois toda a revelação divina se dera através do povo hebreu, a começar em Abraão e a terminar em Cristo Jesus. Isto lhes garantia o direito de exigirem que os novos crentes se submetessem ao legalismo judaico, esquecendo-se que tais práticas foram jogadas por terra, quando a graça de Cristo superabundou derrubando as obras da lei.

Com este pensar, eles queriam desfrutar na igreja de Cristo, de uma distinção especial, um mérito maior. É quando Paulo os adverte deste erro, com muita propriedade e objetividade:

"... porque por ele [Jesus Cristo], ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim, pois, não sois mais estrangeiros, nem forasteiros, antes sois concidadãos dos santos e mesmbros da família de Deus.." Ef 2.18,19

Sim, o sangue de Cristo é o selo da unidade do povo de Deus.

Oração para o dia: Molda-me, Senhor, para com humildade e amor, conviver com os meus irmãos, unidos todos nós pelo amor de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário