As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Gálatas (4) - A verdadeira liberdade cristã
Leitura diária: G'álatas 5.16-21
Leitura da Bíblia em um ano: 1Reis, capítulos 4, 5 e 6
Logo a seguir Paulo vai explicar como esta liberdade deve ser vivida. Numa frase pequena e simples, ele resume tudo: “Andai pelo Espírito e não haveis de cumprir a cobiça da carne”. Sim, se queremos viver a verdadeira liberdade, aquela que, Cristo traz ao nosso coração, não devemos viver segundo o império das coisas do mundo, mas sim, segundo o império do Espírito de Deus em nossos corações.
Ou seja, não ficamos subjugados apenas pelas coisas mundanas, o lazer, o entretenimento, os esportes, os shows, tudo aquilo que se volta para a nossa carnalidade, mas sim, ainda que tenhamos que conviver de forma comedida e dosada com tais ingredientes que fazem parte da vida hoje temos espaço em nosso viver, para a oração, para a leitura da Bíblia, para a meditação naquilo que o Senhor Jesus deseja para cada um de nós. Não andar segundo o mundo nos impõe, mas sim, segundo aquilo que o Senhor Jesus espera de mim e de você.
Paulo descreve muito bem o que é viver segundo as obras da carne, apontando para 15 formas negativas de viver e mais uma genérica, e a conseqüência funesta de tal vida em pecado:
"Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a lascívia, a idolatria, a feitiçaria, as inimizades, as contendas, os ciúmes, as iras, as facções, as dissensões, os partidos, as invejas, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus". Gl 5.19-21
Podemos assim perceber que destas quinze manifestações negativas, as três primeiras se referem a pecados de ordem sexual, as duas seguintes de ordem espiritual, as sete seguintes no âmbito social, e as três últimas no campo dos hábitos pessoais. Observem então, que essas formas de pecado se referem a praticamente todas as esferas da vivência humana (sexual, espiritual, social e moral), pelo que a vigilância do crente deve ser grande para evitá-las.
Oração para o dia: Prepara-me, Senhor, para estar atento às formas atraentes de que o pecado se vale para enganar-me e levar-me a pecar contra ti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário