quinta-feira, 24 de maio de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Um desafio à consistência cristã

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (3) - O desafio da unidade cristã
                                                           Leitura diária: Efésios 4.14-16
Leitura da Bíblia em um ano: 1 Crônicas, capítulos 14, 15 e 16

O apóstolo vai abordar agora um aspecto que está a exigir da igreja contemporânea muita atenção e cuidado. Embora os tempos sejam outros, o que ele vai afirmar neste trecho da carta é sumamente importante para o crente do século XXI: - Ele vai escrever sobre a necessária consistência doutrinária e a indispensável firmeza cristã que o cristão deveria assumir diante do mundo.

Naquela época, os crentes vivendo em meio a uma sociedade pagã e permissiva, principalmente o homem, poderiam ser facilmente atraídos para as tentações mundanas e para as formas de culto que exploravam, inclusive, como no caso do culto a Diana, o principal em Éfeso, a prática sexual com as sacerdotizas do templo. Daí, então, escrever o apóstolo no v.14: "... Para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro."

Pois não é assim que o mundo hoje também nos antagoniza?... Atraindonos com seus "ventos de doutrina" nova e cativante?... Com o engano de seus gurus que fraudam a consciência dos incautos?... Com seus argumentos falsos que manipulam o raciocínio dos ingênuos, levando-os ao erro e ao equívoco?... Sim, para evitar que caiamos nestes ardis, o apóstolo como que repete o que registra Hebreus 12.2 no v.15, acrescentando: "Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo...

Assim, fazendo então uma analogia com o corpo físico de cada um de nós, nos leva a imaginar no v.16, o que deve ser o nosso corpo espiritual, não só individualmente, mas também, coletivamente como igreja de Cristo:

"... do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor".

Será que eu e você estamos assim vivendo?... Será que temos procurado crescer espiritualmente de maneira que sejamos como crentes e como igreja, edificados em amor?... Este é o desafio para o qual o apóstolo nos aponta!
Oração para o dia: Molda-me, Senhor, segundo a tua vontade, para ser firme e constante em minha vida cristã, não me deixando envolver pelas ciladas do pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário