terça-feira, 29 de maio de 2012

MEDITAÇÃO DIÁRIA - Um intróito de amor e reconhecimento

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Filipenses (1) - Vitória no sofrimento
 Leitura diária: Filipenses 1.1-7
Leitura da Bíblia em um ano: 2Crônicas, capítulos 12, 13 e 14

A cidade de Filipos tinha sido uma das mais importantes no período interbíblico, pois fora construída em honra a Filipe, o Grande, o pai de Alexandre, aquele que viria a ser o maior conquistador da Antigüidade. Dizem alguns historiadores que o poder de Filipe se expandia de tal forma que, seu filho, Alexandre reclamaria com os amigos que assim continuando, quando ele chegasse a reinar, não haveria mais o que conquistar. Nascido em 382 a.C. em Pela, Macedônia, foi educado em Tebas na Grécia, afeiçoando-se à cultura clássica grega a ponto, de, logo que chegou ao poder em seu Estado macedônico, tentar e conseguir unificar as cidades-estados gregas, sob a direção da Macedônia, o que iria dar base para a expansão posterior que seu filho iria alcançar. Depois de incorporá-los todos, organizou a chamada Liga Helênica e lançou-se às outras conquistas, principalmente, a Pérsia vindo a falecer, então, em 336 a.C., abrindo espaço para a hegemonia de seu filho, Alexandre. A cidade vai continuar com importância histórica por muito tempo, até se tornar colônia romana a partir de 42. a.C.

A Macedônia, ficava na chamada região dos balcãs europeus, sendo a cidade de Filipos aquela que ligava-se mais de perto com a Ásia, pela travessia do Estreito de Bósforo. Embora situada dentro de uma planície a 16 quilômetros
de distância do mar, foi para lá que Paulo se dirigiu logo que atendeu à visão que recebeu em Trôade, conforme podemos ler em Atos 16.12: “e dali para Filipos que é a primeira cidade desse distrito da Macedônia, e colônia romana; e estivemos alguns dias nessa cidade”. Paulo esteve ali portanto em sua segunda viagem, e passa depois por lá na terceira viagem também, como podemos ler em Atos 20.

Aquela cidade vai marcar muito o ministério de Paulo e ele vai se afeiçoar àquela igreja seja pela participação de Lídia, a sua primeira hospedeira, seja pela recepção que o carcereiro vai lhe dar após a sua libertação notável. O versículo abaixo nos testemunha deste amor e carinho do apóstolo:

"... aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará a té o dia de Cristo." Fp 1.6

Oração para o dia:
Molda-me, Senhor, segundo o teu querer, para que a tua obra em minha vida, seja mais e mais aperfeiçoada espiritualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário