sábado, 29 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração pessoal

A doutrina bíblica da oração
A oração - Sua realidade para o crente

Uma oração pessoal


Leitura diária: Mateus 6.11,12
Leitura da Bíblia em um ano: Cântico dos cânticos, capítulos 1, 2 e 3



Cristo agora se volta para o lado material da vida. Até agora ele orou sobre temas de cunho espiritual, deixando para o final os assuntos que falam ao nosso viver material. Primeiramente, aborda o aspecto da sobrevivência física, a necessidade de alimento para o nosso corpo, e em segundo lugar se volta para o nosso relacionamento enquanto seres humanos.

Com esta dupla abrangência, o Senhor está abordando aquilo que basicamente constrói o bem estar de cada um de nós, enquanto criaturas de Deus.O ser humano precisa do alimento ao seu físico de forma que o seu corpo seja resistente aos anos que passam com a idade e às intempéries naturais da vida, gozando saúde e desfrutando de bem estar. Da mesma forma, o ser humano precisa de bem estar emocional e psíquico, para que possa viver em paz consigo mesmo e com os que o rodeam. Daí, a sua dupla oração:

"O pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores " Mt 6.11,12

Este "o pão nosso de cada dia", não quer dizer como alguns podem supor, uma referência apenas às três refeições diárias indispensáveis para a nutrição dos nossos corpos, mas sim, ao conforto de sentir-se o homem ao final do dia, assistido e abençoado pelo Pai. Este "pão" a que se refere o Senhor Jesus, não é apenas a quantidade diária de substâncias necessárias para o nosso corpo, mas também a quantidade de amor, de paz, de gozo que devemos ter, pois já nos disse o Senhor que "nem só de pão viverá o homem".

Por sua vez, este "perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores", não quer dizer que estamos pagando as nossas dívidas financeiras e também perdoando aqueles que as contraem conosco. Ele não está se referindo apenas aos empréstimos monetários que fazemos ou que concedemos, sendo perdoados em nossos débitos e perdoando aqueles contraidos por nossos próximos, mas sim, os nossos acertos e ajustes dos pecados que cometemos ou dos que nos atingem nos relacionamentos que mantemos com os que nos cercam.


Oração para o dia:
Conduz-me, Senhor, a uma vida de bem estar social, moral e espiritual, pela dependência com que a desenvolvo na dependência de teu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário