A doutrina bíblica da oração
A oração na igreja hoje
Decidindo sob o espírito de oração
Leitura diária: Atos 6.1-7
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 131, 132 e 133
A igreja dos tempos de hoje tem muitos recursos, e recursos de toda espécie à sua disposição para ajudá-la na tomada de decisões e encaminhamento de assuntos os mais complexos. O conhecimento técnico, administrativo, eclesiástico posto à disposição de nossas igrejas é muito farto. A tecnologia da informação e, principalmente, os subsídios advindos da informática, dotaram todas as nossas organizações de opções e alternativas as mais variadas para respaldar adequadamente as decisões que a igreja tenha que tomar em qualquer âmbito de sua atividade eclesiástica.
Por isso, talvez, estejamos vendo nossas igrejas tomando decisões sobre seu crescimento material, ampliação de ministérios, missão e visão, sistemas educacionais e missionários, evangelização, muito embasadas sob todos os aspectos técnicos, materiais e operacionais possíveis. Depois de estudadas todas as hipóteses e alternativas sob os mais diversos prismas administrativos é que a decisão é tomada sob os auspícios de uma conscientização de que tudo foi feito da melhor forma possível.
A nossa igreja primitiva não tinha esses recursos... Não tinha pessoal gabaritado para todas as áreas da técnica e do saber... Não tinha tecnologia, nem equipamentos de última geração... Não tinha sequer um duplicador a alcool, quanto mais um PC de ampla memória e inúmeros gigabyte s.
O que, no entanto, superava todos esses obstáculos que esta carência lhe podia impor, era que ela decidia ontem, como toda igreja moderna deve decidir hoje. Ela o fazia sob o império do espírito de oração que predominava em todos os corações. Quando lhe surgiu o primeiro grande problema de ordem interna, os seus líderes nos deram uma lição que não pode ser esquecida nem subestimada pela igreja de hoje. Será que diante dos problemas que se antepõem à nossa igreja estamos decidindo sob o mesmo espírito de oração da igreja primitiva?(At 6.4,6)
"Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra... e os apresentaram perante os apóstolos; e estes, tendo orado, lhes impuseram as mãos."
Oração para o dia: Concede-me, Senhor, um tal sentimento de dependência, que mesmo diante de todo o saber científico que tenho para decidir, eu nunca me esqueça de orar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário