segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A oração como ato pessoal

A doutrina bíblica da oração
A oração - Sua realidade para o crente

A oração como ato pessoal


Leitura diária: Mateus 6.6
Leitura da Bíblia em um ano: Provérbios, capítulos 29, 30 e 31


Durante esta semana vamos meditar em como a oração deve ser praticada pelo crente em seu viver nos tempos presentes. Como eu e você devemos proceder para expressar em nossos dias, uma verdadeira vida de oração, isto é, termos a oração como um ato pessoal em nosso relacionamento com o Pai.

Temos visto até aqui como esta relação do homem com o seu Criador se desenvolveu desde o passado mais distante. Temos visto também como o ser humano foi atravessando a barreira que o separava do Senhor e impedia o seu acesso direto a ele. Aliás, esta barreira foi estabelecida pelo próprio homem com os seus ritos e formalismos, distanciando-se daquele diálogo pessoal que o Senhor desejava estabelecer com a sua criatura por excelência desde o Éden.

A verdade é que o Senhor desejava realmente relacionar-se em intimidade com a sua criatura. O fato de toda a tarde vir ao encontro de Adão no Jardim, evidencia claramente isto. Mesmo, depois da queda, ele ainda desejava esta proximidade, indo ao encontro de Caim e dialogando com ele, mesmo após ter ele morto a seu irmão.

Cristo, em seu sermão da montanha, confirma esta intenção de intimidade do diálogo do Pai com os seus filhos. O conselho dele é um convite à intimidade pessoal e próxima. Vejam que ele deseja que o ser humano se isole do seu próximo, para em segredo, ou seja, secretamente, só em seu quarto, busque o Pai, que também, em segredo estará junto a ele, como podemos ler:

"Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e seu Pai, que vê em secreto, te responderá" Mt 6.6

Assim é que eu e você devemos proceder. Mesmo que durante o dia tenhamos orado junto aos familiares na hora das refeições, junto a outros colegas crentes em momentos de trabalho ou de entretenimento, junto aos nossos irmãos em culto na igreja, o Senhor deseja que estejamos a sós com ele. É a oração pessoal, individual, vis-à-vis ou face-a-face, como se diz. É a confidenciabilidade absoluta do meu e do seu coração, com o Pai de nossa vida.


Oração para o dia:
Conduz-me, Senhor, a ter prazer e alegria em poder encerrar o meu dia, colocando-me na tua presença para falar e ouvir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário