segunda-feira, 10 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A oração de submissão

A doutrina bíblica da oração
A oração e suas formas de expressão

A oração de submissão


Leitura diária: Lucas 18.9-14
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 143, 144 e 145


Uma das coisas que não mudou com o passar do tempo, foram as formas de expressão da oração. O crente em todo o tempo, sempre orou e vai orar, de acordo com as circunstâncias e as motivações que o envolvem:

- Abraão orou pedindo pelo perdão de Deus para os justos em Sodoma;
- Moisés orou intercedendo pelo povo de Israel;
- Davi orou confessando o seu pecado;
- Salomão orou louvando a Deus pela construção do templo;
- Esdras orou convocando o povo à confissão de pecados;
- Zacarias orou agradecendo a revelação que recebera.

Nos dias de hoje, os crentes continuam orando por estes e outros motivos e dessas e de outras formas. Cristo, em uma de suas parábolas, nos ensinou sobre uma forma de expressão da oração das mais significativas: a oração de submissão ao Senhor Deus. Foi na parábola chamada "do fariseu e do publicano".

Todos nós a conhecemos e como crentes do presente século, devemos lembrar-nos de praticá-la também. Dois homens foram ao templo para orar. Um deles julgando-se mais santo e crente do que os outros, orou com orgulho, pretensão e preconceito. O outro, humilde e submisso, puramente se colocou diante de Deus em sua pequenez e humildade para rogar o beneplácito divino.

O Senhor Jesus, diz-nos então, completando a lição:

"Digo-vos que este homem desceu justificado para sua casa, e não aquele,porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado." Lc 18.14

Será que com os recursos e benefícios que temos recebido das mãos do Pai, não nos estamos tornando como igreja, um tanto pretenciosos e ufanistas em nossas orações?... Será que não nos estamos exaltando demais?... Quem sabe não estejamos precisando de uma boa dose da humildade e da submissão que o publicano demonstrou em sua oração.


Oração para o dia:

Conduz-me, Senhor, a uma vida de plena submissão ao teu poder e amor sobre o meu viver, de forma que eu tenha sempre sobre mim a tua mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário