segunda-feira, 3 de setembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma igreja de oração

A doutrina bíblica da oração
A oração na igreja hoje
  Uma igreja de oração

Leitura diária: Atos dos Apóstolos 2.41-47
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 125, 126 e 127

Quando colocamos como título de nossa primeira meditação desta nova semana em que estaremos estudando "a oração na igreja de hoje" a expressão "uma igreja de oração", é porque vamos destacar como leitura bíblica, aquilo que aconteceu na primeira igreja cristã primitiva, aquela que se reuniu em Jerusalém logo depois da morte, ressurreição e ascensão do Senhor Jesus.

Sim, isto porque como temos a Bíblia como "nossa única regra de fé e conduta", é dela que devemos retirar os princípios basilares que vão orientar nossas vidas como crentes e membros de uma igreja que se diz seguidora da Palavra de Deus. Assim, logo em seu início, vamos ver como a igreja que nos deve servir de modelo como congregação dos santos, se comportava e conduzia em termos do ministério da oração. O capítulo 2.41,42 de Atos do Apóstolos nos conta o seguinte:

"De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas; e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações."

O que gostaríamos de destacar do texto é exatamente o seu final. Aquela era verdadeiramente, uma igreja de oração, pois como lemos, seus membros, mais de três mil almas, "perseveravam... nas orações".

A igreja de Cristo, foi chamada por ele mesmo de "casa de oração". Hoje, quando damos existência às nossas modernas igrejas, devemos ter como lema a ordem imposta por Cristo aos vendilhões, levitas e sacerdotes do templo em Jerusalém: "A minha casa será chamada casa de oração", e não, de cânticos por melhores que sejam, de sermões por mais profundos que pareçam, de ensino mesmo que bíblico.

A igreja de Cristo de hoje, nesses tempos de tantos modernismos eclesiásticos, deve se caracterizar e se identificar por ser local de oração, o lugar em que os crentes se reunam para cantar, ouvir sermões, estudar a Bíblia, mas principalmente para orar, perseverar em oração, como o seu fundador e criador lhe designou.



Oração para o dia: Concede-me, Senhor, a bênção de ser um integrante do ministério da oração em minha igreja. Que eu possa contribuir para que ela seja "casa de oração".

Nenhum comentário:

Postar um comentário