sexta-feira, 2 de novembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Laodicéia, a sétima carta

Apocalipse - O livro da Revelação
Três cartas às igrejas de Cristo

Laodicéia, a sétima carta


Leitura diária: Apocalipse 3.14-17
Leitura da Bíblia em um ano: Jeremias, capítulos 14, 15 e 16



A temperatura morna da água não faz mal quando usada, por exemplo, para o banho. Já a fria ou quente, pode causar alguns transtornos na saúde advindo daí a gripe ou mesmo a febre. Água morna, no entanto, quando ingerida, é quase sempre causadora de vômito. No caso, Cristo não está se referindo à água morna, mas sim, ao espírito morno. Ou seja, aquele estado espiritual de indiferença, pouco caso, desinteresse para com aquilo que diz respeito a uma vida cristã mais santa e pura. Conhecendo aquela igreja de Laodicéia, ele sabia de suas fraquezas e fracassos. Embora composta por pessoas crentes, sem dúvida, essas não eram exemplos de vida cristã e devotamento à causa.

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente." Ap 3.15

O que ele está querendo nos ensinar é que no campo espiritual, melhor são
os extremos do que o meio-termo. O crente morno, se engana, não percebe suas falhas. Como se julga cumprindo relativamente seus deveres de vida cristã, não se sente mal, acomodando-se à sua situação de mornidão perigosa.

Já no extremo negativo, o crente que, por qualquer motivo se distancia do Senhor, se deixando levar pelo pecado, sua frieza espiritual o faz perceber que algo vai mal em sua vida, exigindo de si mesmo a reabilitação. Quanto ao extremo positivo, o crente espiritualmente vivo, o problema não existe, porque este, se dedicando à obra do Senhor, vivendo na sua dependência, procura sempre viver uma vida estribada, em suas atitudes e pensamentos, na pessoa de seu Salvador.

O problema, portanto, reside quanto à essa "mornidão" perigosa de nossa vida cristã. O Senhor não a aceita. Daí, o vômito a que ele se refere em sua mensagem. O crente "morno", desinteressado, descompromissado com a igreja e a obra do Senhor, não tem lugar no plano de Deus. Com ele e sua causa, é "oito ou oitenta". - Ou frio, para despertar do sono e crescer... Ou quente, para estar sempre crescente na obra do Pai. Nunca "morno" ou reticente... Como está a temperatura de sua vida cristã?...


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, a estar sempre atento ao meu fervor espiritual, de forma que ao primeiro sinal de desaquecimento eu reaja pedindo a tua intervenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário