Apocalipse - O livro da Revelação
Quatro cartas às igrejas de Cristo
Pérgamo, a terceira carta
Leitura diária: Apocalipse 2.12-15
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 56, 57 e 58
Continuando o percurso circular ascendente na Ásia, depois de passar por Éfeso e Esmirna a terceira cidade a ser atingida com a mensagem é a de Pérgamo. O que o Senhor vai dizer a respeito da cidade de Pérgamo, presta-se praticamente para todas as grandes cidades do mundo hoje. Realmente, cidades como Nova Iorque, Londres, Paris, Tóquio, Calcutá, e mesmo Rio ou SP, são verdadeiros tronos de Satanás, pelo mal e pecado que nelas se instalam com os seus antros de prostituição, luxúria, vício e degradação (vide em várias partes o evento "rock'in Rio, realizado no Rio nesses idos de Set.11). No caso específico de Pérgamo, a citação referia-se a um templo existente na cidade, consagrado ao deus da mitologia grega, Zeus, (Júpiter na mitologia romana), que por ser o maior de todos, seria representado por sua figura assentada em um trono. O versículo, no entanto, tem para nós, um significado maior, pelo final que abaixo registramos:
"Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; mas reténs o meu nome, e não negaste a minha fé..." Ap 2.13
Sim, o Senhor pode estar dizendo para nós crentes de hoje, que compomos as igrejas de Cristo deste final de século, que as cidades em que habitamos, são verdadeiros tronos de Satanás. Realmente, as grandes cidades, e mesmo muitas das pequenas vivem envolvidas apenas pelas motivações advindas da presença do pecado no mundo. É o consumismo desenfreado, a exploração da luxúria, os filmes violentos e pornográficos, os livros obscenos, os templos iluminados dos grandes "shoppings centers" que só dão lugar à exploração do que é fútil e pernicioso, as revistas despudoradas, a existência de toda uma mídia "forçando a barra" para que todo um desregramento moral, espiritual e sexual se instale entre nós, com o reconhecimento até, por parte de diversos institutos do "casamento" entre pessoas do mesmo sexo e o conseqüente direito à adoção de filhos. Este é o nosso quadro nos dias de hoje. Pelo visto, nos tempos de Pérgamo, era assim também. Mas, pela graça de Deus, os crentes de Pérgamo, eram fiéis. Retinham o nome de Cristo, e não negavam a sua fé em Cristo Jesus. Será que nós estamos no mesmo caso? Será que nós estamos honrando o nome de Cristo, e não negando a nossa fé diante de tanto pecado?
Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, a enfrentar as armas do mal e do pecado que procuram envolver-me com suas atrações malignas para desviar-me do viver santo e puro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário