quinta-feira, 25 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Pérgamo, ainda a terceira carta

Apocalipse - O livro da Revelação
Quatro cartas às igrejas de Cristo

Pérgamo, ainda a terceira carta


Leitura diária: Apocalipse 2.16-17
Leitura da Bíblia em um ano: Isaías, capítulos 59, 60 e 61



Pelo seu teor, altamente contextualizado a o nosso tempo, a carta à igreja em Pérgamo, merece mais um dia de meditação. A presença do trono de Satanás alí, era um sintoma de que a igreja tinha que lutar contra muitas situações adversas. Embora lutasse contra o pecado, como lemos ontem, a igreja estava sendo invadida por algumas idéias estranhas, seguindo a falsos mestres. Daí a citação à doutrina de Balaão do AT (que sugeriu a Balaque como seduzir a Israel), que era mais ou menos o que os nicolaitas estavam fazendo quando justificavam a condescendência com o pecado de comer coisas sacrificadas a ídolos e da prostituição generalizada na cultura da cidade. A mensagem vale para nós como uma palavra de alerta a não nos deixarmos enganar por mensagens que advogam a nossa acomodação às regras que o mundo nos impõe:

"Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra ele batalharei com a espada da minha boca." Ap 2.16

Esta "espada da minha boca", é o poder da Palavra de Deus. É a força do Evangelho, que quando pregado com sinceridade e espiritualidade derruba todas as fortalezas do mal, mostrando ao mundo a sua perniciosidade e malignidade, e aponta para o homem a bênção da vida santa e separada diante de Deus.Ainda bem que a vida cristã oferece ao crente que vacila e cai, a bênção do arrependimento. Pelo que lemos ontem, muitos dos crentes em Pérgamo resistiam às ciladas do mal, honrando o nome de Deus, mas, alguns deviam cair. A esses, o Senhor recomenda o arrependimento como remédio, pois do contrário as conseqüências negativas poderiam começar a ocorrer em suas vidas. Interessante, que além de advertir aos crentes para o perigo, o Senhor também avisa sobre o que acontecerá àqueles que procuram enganar o povo de Deus.

Foi isto que Jonas fez em Ninive. Foi isto que Filipe fez em Samária.Foi isto que Paulo e Silas fizeram em Tessalônica. É isto que os nossos missionários fazem hoje espalhados pelo mundo. Onde o poder da Palavra de Deus é pregado, a "espada" do Espírito arrebata os prisioneiros do mal, e os transforma em novas criaturas, redimidas pelo sangue de Cristo. É isto que ele espera que nós, crentes de hoje façamos em nossas cidades. Que as transformemos pelo poder do Evangelho que sai de nosso testemunho.


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, a testemunhar do teu Evangelho, mesmo em meio ao mundo corrupto e mal que procura apagar a luz de tua mensagem salvadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário