domingo, 14 de outubro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRAIS - Um início bem marcante

Apocalipse - O livro da Revelação
Uma mensagem para o fim dos tempos

Um início bem marcante
Leitura diária: Apocalipse 1.1-8
Leitura da Bíblia em um ano: Tito 1 a 3, Filemom 1 e Hebreus 1



Encerrando a semana, vamos ler hoje o primeiro texto do livro que estaremos estudando durante este trimestre. Depois de termos passado a primeira semana pelo livro de Daniel, quase 400 anos antes de Cristo, chegamos hoje ao primeiro texto de Apocalipse, escrito quase 100 anos após a vinda de Cristo ao mundo.É interessante verificar que tanto lá como aqui, a preocupação com o tempo do fim, é a mesma, e especialmente, com respeito à sua proximidade.

Ainda não nos dedicaremos inteiramente ao estudo do Apocalipse, nesta próxima semana. Hoje fazemos um intróito com este pequeno texto e, durante a semana que se segue iremos ao texto de Jesus no livro de Mateus, em seu sermão chamado profético. Achamos conveniente fazer esta ponte entre o texto escatológico do AT com Daniel, e o texto escatológico do Senhor Jesus, no capítulo 24 de Mateus, estando assim em condições de melhor adentrarmos ao estudo deste último livro da Bíblia, o chamado livro da Revelação.

De seu primeiros oito versículos, destacamos o que se segue:

"Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." Ap 1.3

Embora as palavras que João registrou sejam relativas à profecia que estaria sendo apresentada, a verdade é que se prestam elas, para toda a revelação bíblica.A Bíblia é um livro completo, e ainda que composto de partes bem diferenciadas ele não pode ser lido sem esta visão do todo único que é. A bem-aventurança aí, refere-se portanto, não somente àquele que lê as palavras do Apocalipse, mas àquele que lê a Bíblia como um todo, pois o Apocalipse só tem lugar nela, como complemento final a tudo que se registrou nos outros 65 livros que o antecederam. A bem-aventurança advém exatamente disto. E por esta causa, ele inicia a saudação às igrejas da Ásia, às quais o Senhor estaria falando daí em diante. Ou seja, ele está assim comprovando que aqueles crentes eram bemaventurados, pois conheciam esta profecia, como nós também o somos hoje, pois conhecemos a Palavra de Deus.


Oração para o dia:Capacita-me, Senhor, a perceber claramente a bem-aventurança de que sou possuidor por ser um leitor e conhecedor da tua palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário