As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Colossenses (1) - A luta do ministério cristão
Uma vida espiritual crescente
Leitura diária: Colossenses 2.1-7
Leitura da Bíblia em um ano: Ester, capítulos 1, 2 e 3
O texto aos colossensses é rico de expressões significativas a respeito da pessoa de Cristo. No texto de hoje, uma delas se sobressai de forma bem eloqüente por sua profundidade e significado (v.6,7):
"Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças."
Ou seja, a vida cristã há que ser vivida em prol do melhor amanhã. Não podemos nos acomodar àquilo que somos ou que já alcançamos. A fé em Cristo deve nos levar sempre a objetivos maiores amanhã do que hoje. É ele, o Senhor Jesus que, agindo em nós vai fazer-nos trilhar os caminhos deste crescimento.
O apóstolo expressa seu apelo neste sentido, estimulando os crentes em Colossos e Laodicéia, bem como a nós hoje, a uma vida espiritual crescente em meio às dificuldades e problemas porventura enfrentados. Em mais um dos textos inspirados, Paulo nos traz uma palavra de grande poder espiritual (v.2,3): "Para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus - Cristo - no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência."
Portanto, não importando as dificuldades, o crente deve animar-se e prosseguir a sua caminhada, junto com os demais irmãos, pois isto será extremamente salutar para a sua vida cristã, acrescentando dia-a-dia o Senhor, um melhor conhecimento a cada um de nós da sabedoria e do conhecimento de Cristo.
O que o apóstolo quer nos mostrar é que além do conhecimento e da sabedoria que o mundo confere ao homem, com seus cursos, estudos, mestrados e doutorados, o conhecimento que o simples e humilde servo do Senhor consegue por sua vida de meditação, oração e leitura da Bíblia, o torna consciente da "sabedoria e da ciência" de Cristo, o que poderíamos chamar de bom senso, sensatez e prudência, que o torna, mesmo entre os sábios e entendidos, alguém respeitado e acatado por sua palavra e atitude.
Oração para o dia: Fortalece-me, Senhor, para que eu possa pela vida de oração e meditação alcançar o conhecimento pleno de tua ação em meu viver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário