segunda-feira, 25 de junho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Um sublime ideal de vida

As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Colossenses (2) - Santidade e amor cristão

Um sublime ideal de vida


Leitura diária: Colossenses 3.1-4
Leitura da Bíblia em um ano: Ester, capítulos 7, 8 e 9


Impressionante como o apóstolo consegue consolidar em frases soltas, verdades tão sublimes sobre a pessoa e a razão de ser do Senhor Jesus como Filho de Deus e Salvador de todos os homens:

Respondendo às insinuações maldosas dos gnósticos, ele afirma de maneira categórica sobre a pessoa divina de Cristo (2.9): “... porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade...

Ainda no capítulo 2.12 e 13, aponta para a metamorfose que ocorreu com a vida anterior de pecado dos crentes em Corinto, em face da fé em Cristo: "tendo sido sepultados com ele no batismo... quando estáveis mortos nos vossos delitos... vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos... Ou seja, eles morreram para o pecado, seus erros anteriores foram perdoados, e agora, com a ressurreição de Cristo, cada um deles foi vivificado para uma nova vida.

Mas, passando ao capítulo 3, ele se torna mais expositivo ainda em sua palavra sobre o valor da pessoa divina de Cristo como Salvador:

Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está... Pensai nas coisas que são de cima, onde Cristo está, assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra.”

Observem que praticamente todos os textos do apóstolo são apontando para algo melhor. Os conselhos são pró-ativos. Dinâmicamente apontam para um futuro mais positivo e santo para a vida do crente. Afirma uma verdade espiritual de grande profundidade para o crente, isto é, que a morte para o pecado e o castigo eterno foram vencidos pelo sacrifício de Cristo na cruz do Calvário, ato magnífico este em que o Filho de Deus "escondeu" para a eternidade, a vida de cada crente, livrando-a da pena do pecado, pelo que pode então afirmar a vitória maior (3.4):

"Quando Cristo que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória."

Oração para o dia:

Fortalece-me, Senhor, para que pensando nas coisas espirituais possa superar os obstáculos da vida terrena, sempre confiante nas tuas promessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário