As cartas de Paulo (III) - Gl / Ef / Fp / Cl
Aos Efésios (4) - A conduta do crente no mundo
Leitura diária: Efésios 6.1-9
Leitura da Bíblia em um ano: 2Crônicas, capítulos 6, 7 e 8
Quando mencionamos que o relacionamento se fecha é porque estamos vendo que o apóstolo, com profunda sabedoria, enumerou neste pequeno texto todos os tipos de relacionamento que poderíamos ter, seja no passado bíblico, seja no presente momento da história da igreja. Escreveu sobre o relacionamento do marido e da mulher no lar e agora nos fala do relacionamento entre os pais e os filhos e entre todos os seres humanos que convivem na labuta diária secular ontem e hoje, algo muito abrangente em todas as sociedades, como profissionais de várias espécies que todos somos.
Vamos ler alguns dos versiculos que por si só, dizem tudo a respeito:
"Vós filhos, sede obedientes a vossos pais... E vós, pais, não provoqueis à ira os vossos filhos... Vós servos, obedecei a vossos senhores... E vós, senhores..." Ef 6.1,4,5,9
Por isso é que afirmamos desde o início de nossa caminhada aqui que a carta aos efésios, é um escrito de muitas possibilidades de aplicação para os dias presentes. Quando Paulo escreveu aos crentes na cidade de Éfeso, ele ensinou-lhes a como combater as situações adversas da vida. Parece que ele estava sabendo que hoje nós seríamos inspirados por ele, pois a sua mensagem é plena de utilidade para nós também.
Para isto ele vai nos aconselhar finalmente sobre as sete armas que estão à nossa disposição para os embates que temos diante dos dias que enfrentamos. Vamos conferi-las na figura que o apóstolo vai nos apresentar de um soldado que se apresenta para a batalha. Ele vai vestir este soldado de todos os recursos indispensáveis para que seja bem sucedido na luta. Se a luta será incessante, ele tem que estar bem preparado para enfrentá-la, em todos os aspectos do viver. Este soldado, espiritualmente, somos eu e você, diante das lutas que enfrentamos no mundo de hoje. Vejamos os textos que se seguem..
Oração para o dia: Molda-me, Senhor, a ser um elo de comunhão e convivência fraterna no ambiente em que atue, tornando-a uma corrente de paz e amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário