sábado, 14 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS -

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Adão a José

O momento para meditação



Leitura diária: Gênesis 24.58-67; 25.19-23
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 6, 7 e 8

Depois da citação de Adão, enquanto ainda no Éden, sobre seu encontro com o Senhor, "quando à tardinha passeava no jardim" (Gn 3.8), e da referência à Enoque, aquele que "andava com Deus" (Gn 5.22-24), não temos outra referência tão íntima e pessoal sobre a busca pela oração ou pelo simples encontro com o Senhor, quanto esta que o texto de hoje nostraz com respeito a Isaque.

"Saíra Isaque ao campo à tarde, para meditar..." Gn 24.63

Sim, seria difícil imaginar naqueles tempos tão intensos de luta pela vida e por conquistas que alguém tirasse tempo "para meditar". Naquela época, um rico fazendeiro como deveria ser Isaque, prestes a receber a herança de seu pai que já providenciava uma esposa para ele, possuidor de muitas terras, rebanhos e servos, tivesse tempo para meditar. Mas é, exatamente, o que Isaque faz, conforme lemos no texto acima.

Aliás, Isaque, é realmente um personagem diferente. Dentre os três patriarcas da linha semítica que Deus instituiu a partir de Abrão, ele é o mais recatado e discreto. Enquanto seu pai, Abraão, vai ser um homem atuante e de iniciativa própria, e seu filho Jacó, vai ser uma criatura sagaz e criativa, procurando tirar proveito de tudo, ele aparece entre os dois, como um homem calmo e tranqüilo, sendo seus atos e gestos, ponderados e comedidos.

Pois bem, talvez por este tipo de prsonalidade peculiar é que nós vamos ver no início do melhor relacionamento entre o Deus Criador e a sua criatura, alguém que nos ensina a tirar parte de seu dia "para meditar".


O que Isaque nos ensina é algo que está na contramão da mentalidade moderna de nossas sociedades ocidentais. Nos meios do Oriente, China e Índia, especialmente, a contemplação ou o meditacionismo ainda são encontrados em certas comunidades excêntricas e exóticas. Para o homem do Ocidente, meditar é perda de tempo, é coisa para "poetas" ou para aqueles que estão "fora da realidade do mundo presente". Pois bem, em meio a tudo isto, Isaque nos ensina que como crentes, devemos separar em cada dia o momento para meditar.




Oração para o dia: Usa-me, Senhor, para com a minha forma de vida, comunicar aos que estão a redor, a necessidade de termos todos, a cada dia, momentos para refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário