terça-feira, 3 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma oração em ordem

A doutrina bíblica da oração
A oração - Sentido e significado

Uma oração em ordem



Leitura diária: Gênesis 2.18-22
Leitura da Bíblia em um ano: Jó, capítulos 18,19 e 20


O segundo momento deste diálogo a uma voz apenas, evidencia mais uma
vez a oração de mão única. É o Senhor quem decide sobre o que é o melhor para sua criatura e de sua onipotência, onisciência e onipresença determina: "Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea."Aliás não sabemos sequer se esta determinação foi audível aos ouvidos de Adão ou simplesmente comunicada pela vontade interior do Pai ao intelecto mais íntimo do filho.


Esta segunda oração, além de ser também de mão única, tem uma outra característica que a iguala à primeira. Não houve naquela tanto quanto nesta, a participação do ser criado. A decisão é de cima baixo, do Pai de tudo para o filho do todo. Além do mais, tem também a mesma passividade humana da primeira. O homem ouviu ou sentiu, não sabemos como o Senhor as comunicou, e calou-se. Percebeu que da tal árvore não deveria comer, e que ele teria uma companheira a partir daquele momento. Em ambos os momentos o ser humano foi agente passivo da oração, acolhendo tacitamente, por sua reação à vontade manifesta pelo Pai em sua oração.


Porém, no caso da terceira oração que lemos também neste texto, a coisa vai ser diferente. O Senhor vai sentir a necessidade da participação do homem e vai dar-lhe o privilégio de ser agente ativo da oração de mão única. Ou seja, a oração foi ainda de cima para baixo, de Pai para o filho, mas, prenunciando o que viria a ser a marca do livre arbítrio que estaria dando à sua criatura, o Senhor vai chamá-lo a colaborar com a sua vontade (Gn 2.19).


Da terra formou , pois, o Senhor Deus todos os animais do campo e todas as aves do céu, e os trouxe ao homem, para ver como lhes chamaria; e tudo que o homem chamou a todo ser vivente, isso foi o seu nome."


No tempo do Paraíso, a identidade do Pai com o filho era tal, que bastava a onisciência do Senhor se manifestar para que logo o filho se ajustasse aos desígnios dele. Os tempos vão mudar, e esta via de mão única passará a ser uma via de mão dupla, com muitas pistas a serem percorridas.




Oração para o dia: Usa-me, Senhor, para entender sempre o teu querer para os passos a dar na vida, não tomando nunca decisões sem que ouça o teu querer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário