A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Moisés a Davi
A mudança se consolida
Leitura diária: 2Samuel 12.13-24; 1Crônicas 17.16-27
Leitura da Bíblia em um ano: 1Coríntios, capítulos 8 a 12
O caminho iniciado por Samuel, da transparência de vida diante do Deus Pai e Senhor vai se consolidar na vida do segundo rei que ele, por orientação do Criador vai designar para o povo de Israel. Talvez não haja na Bíblia um outro personagem tão identificado com o sentido e o significado da oração como o rei-poeta, Davi. Samuel ensinou-lhe o caminho, e depois, o próprio rei, vai aperfeiçoar-se e aprofundar-se nele em razão de suas peripécias de guerreiro valente, rei conquistador e organizador de escol, dando origem com o seu reinado e com a sua ação administrativa à formação do verdadeiro sentimento de nação escolhida e de reino especial para o povo de Israel.
Os dois textos que foram escolhidos para nossa leitura a fim de evidenciarem esta característica de Davi, são efetivamente uma referência fundamental para o valor da oração na vida deste servo de Deus. O primeiro, quando o rei compreende a extensão do pecado que cometeu e se coloca à disposição do Senhor para a perda que lhe seria imputada por tal erro, entendendo com profunda dor, que o seu filho gerado no pecado, lhe seria tirado por vontade do Senhor: "Davi, pois, buscou a Deus pela criança... passava a noite prostrado sobre a terra... Então, Davi se levantou da terra, lavou-se, ungiu-se, e mudou as vestes"... (2Sa 12.16,20), numa demonstração efetiva de plena dependência da vontade do Senhor sobre a sua vida e a vida de seu povo.
Muitos anos mais tarde, quando consolida o seu reino e tem Israel como nação sujeita ao seu poder e domínio, ele evidencia mais uma vez, a sua dependência da vontade soberana do Senhor, quando ora em louvor e gratidão ao Pai, reconhececendo-o como responsável direto por sua ascensão de pastor de ovelhas a rei de Israel e pelo poderio alcançado:
"Então entrou o rei Davi, sentou-se perante o Senhor, e disse:
Quem sou eu, ó Senhor Deus, e que é a minha casa, para que me tenhas
trazido aé aqui?" 1Cr 17.16
A partir deste momento, Israel e o mundo todo hoje, vai conhecer pelos salmos de Davi, todos os caminhos da oração diante do Senhor.
Oração para o dia: Usa-me, Senhor, para que eu saiba te buscar em oração por motivos de contrição, de confissão, de indagação, de gratidão, de louvor e de exaltação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário