sábado, 21 de julho de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Uma nova era está a começar

A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Moisés a Davi

Uma nova era está a começar



Leitura diária:
1Samuel 3.1-14; 8.1-22
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 24, 25 e 26

Com Samuel, uma página da história do povo de Israel vai ser virada. E virada definitivamente. Isto, porque a partir deste grande homem de Deus, o diálogo da criatura criada com o Criador vai se tornar algo de intrínseco e intimamente ligado à mentalidade e cultura do povo de Deus. Os três séculos aproximadamente de desvios e desencontros oriundos de "cada qual fazer o que parecia bem aos seus olhos", vão se encerrar, pois na pessoa do filho de Ana, as características de profeta, sacerdote e rei vão se encontrar, dando origem agora ao tempo dos reis e dos profetas que passarão a agir como intermediários do Senhor para com o seu povo, principalmente, através do ministério profético que Samuel inaugurará com tanta exuberância.

Realmente, Samuel é uma das figuras ímpares no AT. Sua vida se destaca em todas as esferas do viver: como menino aos pés de Eli, abrindo a cada manhã as portas da casa do Senhor; como adolescente, ouvindo a voz do Senhor falar-lhe convocando-o à luta; como jovem, sendo convocado por Eli para substituí-lo em detrimento dos filhos que não o honraram; como líder hebreu conduzindo Israel à vitória nas lutas; como juiz julgando a Israel em todas as suas regiões e cidades; como preceptor dos dois primeiros reis de Israel, chamando-os à razão e inspirando-os a uma vida de retidão diante do Pai.

Samuel é que vai descerrar a cortina do palco da intercessão para o povo de Deus, desde o início de sua vida, quando abre o seu coração para ouvir a voz do Senhor, e diz-lhe: "Fala, porque o teu servo ouve".

Muitos anos mais tarde, Samuel vai dar provas desta intermediação que lhe competia como profeta de Deus, quando diante do requerimento do povo para que lhes constituisse um rei, ele vai ser contra esta disposição, por achar que tal pedido era, inclusive, uma desconsideração à sua própria autoridade tantas vezes comprovada diante do povo, mas como servo bom e fiel, vai sujeitar-se à vontade do Senhor, indo ao encontro do que pediam:

"Ouviu, pois, Samuel, todas as palavras do povo, e as repetiu aos ouvidos
do Senhor. Disse, então, o Senhor a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e
constitui-lhes rei." 1Sa 8.21,22




Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, para ouvir a tua vontade mesmo quando ela contraria aparentemente aquilo que julgo o melhor para o meu viver e a minha ação no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário