A doutrina bíblica da oração
A oração no AT - De Moisés a Davi
Uma vida de oração
Leitura diária: Josué 1.1-9; 3.7-9; 7.6-15
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 18, 19 e 20
O sucessor de Moisés vai nos ensinar mais ainda sobre o caminho que estava sendo trilhado pelo ser humano para o melhor conhecimento do ministério da oração em seu início. Como escudeiro que fora do grande líder, Josué deve ter percebido que ele só prevaleceu em Refidim contra os amalequitas, porque enquanto ele lutava no vale, Moisés estava no outeiro ao lado, com Arão e Hur, sustentando as suas mãos em oração.
Além de ter sido a única pessoa que subira com Moisés ao Horebe, ficando ali nas proximidades enquanto o Senhor falava com o grande chefe de Israel, Josué, sendo arguto e perspicaz como vai demonstrar em toda sua vida de subordinado e depois de dirigente, sabia do poder da oração sobre a vida daquele que é chamado por Deus para o desempenho de uma tarefa. Por isso em três momentos diferentes de sua vida de condutor do povo de Deus ele vai nos evidenciar que conhecia o caminho a ser trilhado pela oração:
Primeiramente, quando recebe a missão e se coloca nas mãos de Deus para ser o seu instrumento, ouve do Senhor a palavra de confiança e destemor:
"Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhe daria"- Js 1.6.
Em segundo lugar, quando recebe do Senhor a incumbência de ser o intermediário de sua vontade para o seu povo: "Disse, então, Josué, aos filhos de Israel: Aproximai-vos e ouvi as palavras do Senhor vosso Deus." - Js 3.9.
E, finalmente, quando percebe que, pelo pecado cometido, ele e o povo perderam a bênção do Senhor, ele é humilde e submisso para reconhecer a falta perpetrada: "Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou com o rosto em terra, perante a arca do Senhor"... - Js 7.6
Este é o homem que pelo trilhar da oração, vai poder chegar ao fim dos seus dias e clamar para aquele povo:
"Porém, eu e a minha casa, serviremos ao Senhor." Js 24.15.
Oração para o dia: Usa-me, Senhor, para ser em meu lar e em minha igreja um instrumento que transmita a todos, confiança,sujeição, humildade e firmeza em ti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário