quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - A oração para desafiar o mal

A doutrina bíblica da oração A oração no NT - De João a Jesus

A oração para desafiar o mal



Leitura diária:
Lucas 4.1-13
Leitura da Bíblia em um ano: Salmos, capítulos 51, 52 e 53

Uma das finalidades da vida de oração que o Senhor Jesus queria instaurar para aqueles que nele cressem, era exatamente de que o seu povo, a partir deste momento se sentisse garantido para enfrentar o pecado e o mal. Ou seja, que os crentes viessem a ter consciência que cada um deles, tinha dentro de si os instrumentos necessários para vencer a guerra contra o pecado.

Ele vai nos ensinar isto de maneira muito objetiva e direta quando no início de seu ministério vai ser levado pelo Pai, a enfrentar "vis a vis" o pecado, na pessoa de seu fundador e mantenedor, Satanás. Esta história nos é narrada por Lucas e nos impacta porque verificamos que foi o próprio "Espírito Santo" de Deus que o levou a enfrentar este momento (Lc 4.1-13): "Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do rio Jordão; e era levado pelo Espírito no deserto,durante quarenta dias, sendo tentado pelo Diabo."

O que vai acontecer neste entrevero todos nós sabemos. Durante todo este tempo em jejum e oração, o Mestre vai sentir-se fisicamente enfraquecido pela fome e sede, mas imensamente fortalecido pela comunhão que tinha com o Pai pelos dias de oração que passava no deserto.

Quando o embate se dá, por três vezes, o Diabo vai tentá-lo com suas artimanhas, mas em todos esses três momentos o Mestre se mostra vencedor, pela força espiritual que recebia do Pai em resposta às suas orações:

"Nem só de pão viverá o homem... Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás... Não tentarás o Senhor teu Deus..." Lc 4.4,8,12


Assim, narram-nos as Escrituras, que ao final destas e de outras formas de tentação, o Diabo se deu por vencido, e dali se retirou (4.13). Em três estágios da vida, Cristo nos mostrou que podemos vencer a tentação por meio da oração. Cristo nos está ensinando que a tentação material, física (fome e sede), ou a tentação moral, social (a glória terrena, a fama), ou ainda a tentação espiritual (aquela que atenta contra a pessoa de Deus), todos nós podemos e devemos levar de vencida, se nos dispusermos em oração diante do Pai.




Oração para o dia:
Usa-me, Senhor, para ser resistente à tentação do Maligno, dando-me força e alento para orar a ti quendo ele de mim se aproximar com os seus ardis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário