sábado, 3 de novembro de 2012

MEDITAÇÕES DIÁRIAS - Laodicéia, ainda a sétima carta

Apocalipse - O livro da Revelação
Três cartas às igrejas de Cristo

Laodicéia, ainda a sétima carta


Leitura diária: Apocalipse 3.18-19
Leitura da Bíblia em um ano: Jeremias 17, 18 e 19



A linguagem profética na Bíblia, usa sempre muitas figuras de imagem para melhor expor suas mensagens. Mais uma vez, chamamos atenção para a expressão eminentemente figurada do Apocalipse. No caso deste trecho que estamos lendo, ouro, vestes e colírio são aí apresentados como atributos que, figuradamente, devem ser incorporados aos viver cristão, de forma que, na realidade, marquemos a diferença diante do mundo: o ouro, representando o poder espiritual... as vestes representando a pureza de vida física e moral... o colírio representando a faculdade de vislumbrar sempre o melhor. Esses três atributos não podem faltar à vida do crente, para que possamos efetivamente, ser sal na terra e luz no mundo. No versículo 18, nós vamos situar-nos apenas em uma de suas partes mais objetivas:

"... aconselho-te que de mim compres... vestes brancas para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez." Ap 3.18b

Se no caso da carta para a igreja em Filadélfia, praticamente não há recriminação, muito pelo contrário, elogios, a igreja de Laodicéia deixa muito a desejar. Se lá, apesar de ser pequena e fraca o Senhor lhe abre uma porta, aqui a situação é de tal mornidão e engano espiritual, que, enquanto ela se julga forte, ela na realidade, é "uma coitada, miserável, pobre, cega e nua". Triste situação para uma igreja que se diz de Cristo.

Daí, o remédio que lhe é recomendado pelo Senhor. Aquela igreja precisava procurar nele o melhor, o verdadeiro "ouro" espiritual, para vencer as suas fraquezas; precisava buscar uma vida de pureza diante do Pai, a "vestimenta" especial, necessária ao crente para que o mundo veja a sua distinção; precisava, enfim, banhar os seus olhos no "colírio" do Senhor, a verdadeira visão que só ele pode dar para o crescimento da igreja e a bênção aos seus membros.

Como igreja dele hoje, estamos providos deste "ouro"?... Estamos revestidos desta pureza?... Estamos possuídos desta visão?... Que o Senhor nos conduza, para que apesar de nossas falhas, possamos como crentes e líderes, estar de posse deste instrumental que ele nos concede para a nossa vitória espiritual.


Oração para o dia:
Capacita-me, Senhor, para ser um crente consagrado, revestido do teu poder e graça, de maneira que não me deixe nunca abater pela perda de ânimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário